terça-feira, 17 de junho de 2008

José Zanine Caldas



José Zanine Caldas (Belmonte, 1919 — Vitória, 20 de dezembro de 2001) foi um paisagista, construtor de maquetes, escultor, moveleiro e arquiteto autodidata, professor no Brasil e no exterior. Por seu talento incomum foi reconhecido como Mestre da Madeira. Seu trabalho promoveu a integração do artesanato tradicional brasileiro e do modernismo de forma singular.Reconhecido tardiamente como um entre os grandes arquitetos brasileiros, José Zanine Caldas morreu aos 82 anos de idade. Nascido em Belmonte, Bahia, sempre foi um apaixonado por construções, madeira e serrarias. Aos 20 anos, iniciou-se na área de arquitetura com uma empresa de maquetes, no Rio de Janeiro, tomando contato com nomes como Niemeyer e Lúcio Costa. Essa convivência abriu-lhe a oportunidade de participar da construção de Brasília, produzindo as maquetes dos edifícios da nova capital.
Até os anos 60 trabalhou no desenho e produção de móveis, atividade que lhe valeu uma sala especial na última Bienal Internacional de Arquitetura, em São Paulo. Mais tarde, começou a projetar e construir casas, utilizando a madeira de forma inovadora.
Nesse período, pedia a seus amigos arquitetos que assinassem as plantas, pois não tinha formação escolar em arquitetura. No final da década de 80 seu trabalho foi exposto no Museu do Louvre, em Paris, trazendo-lhe o reconhecimento profissional até então negado no Brasil.
Pior que isso, Zanine Caldas fora perseguido pela Ditadura Militar após 1964 e somente obteve pleno reconhecimento profissional nos anos 90. Em 1999 uma exposição realizada pelo Museu A Casa, em São Paulo, trouxe ao público toda a grandeza da obra de Zanine. Antes, nos anos 80, fundara o Centro de Desenvolvimento das aplicações da Madeira (DAM), um núcleo de estímulo à pesquisa sobre o uso das madeiras brasileiras na construção civil. Seu objetivo era evitar a crescente destruição das florestas do país. José Zanine Caldas começou como maquetista, trabalhando para arquitetos como Oscar Niemeyer e Rino Levi. Depois passou a produzir móveis como sócio da Móveis Artísticos Z, instalada em São José dos Campos, de 1948 a 1961. Finalmente na década de 90, após passar pela Universidade de Brasília apoiando Darcy Ribeiro e no sul da Bahia no projeto do Centro de Desenvolvimento das aplicações da Madeira (DAM), começou a projetar residências em Joatinga, no Rio de Janeiro, utilizando toras de madeira e sobras de demolições.
Foi neste período que recebeu das mãos de Lúcio Costa o título profissional de arquiteto. O bar projetado por Zanine Caldas simboliza um momento de importantes mudanças na vida social no Brasil. Por ser um móvel que lembra uma situação de encontro informal com as pessoas, o bar sinaliza várias mudanças, como um maior tempo livre em para fazer outras atividades além daquelas necessárias, e até mesmo um entendimento de que a casa também é um espaço de convívio de amigos e conhecidos.

Por: Paula C. Santi

Links importantes:
http://www.designbrasil.org.br/portal/espanhol/almanaque/enciclopedia.jhtml?indice=j
http://terra.com.br/istoe/comport/155123.htm
http://www2.correioweb.com.br/cw/EDICAO_20030518/sup_rvd_180503_198.htm

Nenhum comentário: