sexta-feira, 18 de julho de 2008

George Nelson



Nascido em Connecticut nos Estados Unidos em 1908, George Nelson formou-se em Arquitetura na Universidade de Yale no final dos anos 20, especializando-se posteriormente em Artes.

Em 1946 tornou-se diretor de design da companhia americana Herman Miller e trabalhou com grandes designers modernistas como Charles Eames e Isamu Noguchi. Foi considerado uma das mais poderosas forças por trás do desenvolvimento da cultura do design nos Estados Unidos.

"Fazer muito mais, com muito menos". Este foi o lema que seguiu ao longo da sua carreira, com uma séria preocupação em como o design poderia influenciar as pessoas e a sociedade em geral.

A série de luminárias Bubble Lamps, ícone dos anos 50, faz parte da história do design e da iluminação e é um exemplo do estilo orgânico, naturalista, de reação às linhas puras, batizado na época de biomórfico (estrutura cujas formas lembra a dos seres vivos) pelo próprio Nelson.

Cada uma das peças dessa série traz uma forma única, extremamente elegante. Sua superfície acetinada semelhante à de um casulo produz uma luz suave e uniforme, além de criar um efeito decorativo para os mais variados ambientes. Criadas em 1947 estas luminárias-esculturas foram fruto da inspiração de Nelson aliada a descoberta de um novo plástico em spray usado inicialmente para embalagens. As Bubble Lamps foram fabricadas de 1952 a 1979.

Os seus projetos arquitetônicos incluem Hidden City - uma construção subterrânea, como também o design da primeira mesa secretária em forma de L, o banco de ripas, entre outros. George Nelson foi das mentes mais brilhantes do design moderno do século vinte, e veio a falecer em 1986.

Links importantes:
http://www.georgenelson.org/

2 comentários:

Talma disse...

Oi Cris, obrigada pelo carinho, lá no blog. Beijocas, flor!!!

Mary disse...

Hello, How do I get in touch with you? There is no email or contact info listed .. please advise .. thanks .. Mary. Please contact me maryregency at gmail dot com