terça-feira, 15 de julho de 2008

Isamu Noguchi





Isamu Noguchi Nasceu em Los Angeles em 1904, filho de uma escritora norte-americana e de um poeta japonês. Logo após seu nascimento, sua família mudou-se para o Japão, onde aprendeu a trabalhar com marcenaria, retornando posteriormente aos Estados Unidos. Quando jovem, Noguchi estudou medicina, mas logo abandonou o curso e resolveu estudar pintura e escultura. Entre 1927 e 1928 trabalhou como assistente no estúdio, em Paris, do escultor Constantin Brancusi, considerado o precursor da escultura abstrata.

Prosseguindo seus estudos viajou para a Inglaterra, China e México. Sua formação reflete-se em seu trabalho, onde funde o design e a escultura.

Em 1939, desenhou uma mesa para o Presidente do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, a forma orgânica antecipava a mesa de centro que desenharia posteriormente para a Herman Miller. Do seu trabalho como designer destacam-se a modernização das luminárias de papel e bambu, a mesa Cyclone para a Knoll, e os candeeiros Akari, desenhados nos anos 50. Noguchi procurou resolver problemas tanto cotidianos quanto estéticos, aliando a arte ao utensílio.

Suas obras se caracterizam por formas abstratas, por meio das quais combina a sutileza oriental com a sofisticação da arte ocidental. Suas esculturas mais ambiciosas foram destinadas a espaços ao ar livre como o Jardim da Paz, sede da Unesco em Paris; o Jardim da Água em Nova Iorque; entre outras.

A clássica mesa para café foi criada em 1940 e até hoje continua a ser produzida; consiste de somente três elementos: o tampo de vidro e as duas peças interligadas em madeira, que servem de base. Essa mesa apresenta extraordinária harmonia entre forma e função, e realça sua formação de escultor; trabalho único ao qual passou a dedicar-se totalmente no final da década de 50.

Em 1975 fundou um atelier na ilha de Shikoku no Japão, e em 1985 inaugurou, em Nova Iorque, o Isamu Noguchi Garden Museum, com um gigantesco jardim de esculturas.

Noguchi morreu em Nova Iorque em 1988.

Links importantes:
http://www.marcjamesdesign.com/article.php?nav=1&id=16
http://www.bonluxat.com/a/Isamu_Noguchi_Rocking_Stool.html
http://www.steeldomus.com/table_isamu_noguchi.htm
http://www.modernfurnitureclassics.com/index.php/main_page/designers/designer_id/11

Nenhum comentário: