quinta-feira, 26 de março de 2009

Charlotte Perriand (1903 - 1999)



Charlotte Perriand nasceu em Paris (na região da Savóia) em 1903. Estudou na escola da União Central de Artes Decorativas sob a direção do decorador francês Henri Rapin e seguiu os cursos de Maurice Dufrêne, o diretor de artes das galerias de Lafayette. Em 1927, expôs no Salon d'Automne. Foi então que conheceu Le Corbusier, com quem passou a trabalhar.

Tendo Corbusier e seu primo, Pierre Jeanneret, como parceiros, Charlotte era responsável pelo trabalho Racks, cadeiras e mesas, tão bom quanto as instalações de interiores relacionados com arquitetura. Sua mobília e partes como chaise longue, grand confort, cadeira giratória, mesas com ladrilhos de vidro, camas e racks foram expostos no Salon d'Automne de 1929.

Charlotte testava e usava novos materiais, como os resultantes das industrias automobilística e aeronáutica. Estava sempre de olho em coisas diferentes, novidades. O uso de tubos cromados no mobiliário deu início a um novo espírito na Europa. A partir de 1937, voltou sua atenção para materiais mais tradicionais e formas orgânicas.

Segundo sua filha Pernelle, quando Charlotte chegou aqui “ficou petrificada. Tanta beleza, loucura, inteligência. O espaço. As florestas. E, como sempre, entregou-se. Adaptou os desenhos de móveis que havia projetado alguns anos antes no Japão. Juntou seus desenhos a lápis, seus decalques. Descobriu uma língua universal, comum ás civilizações no mundo inteiro. Na verdade, Charlotte Perriand jamais ignorou que uma obra, mesmo de vanguarda, tem ligação com a geografia, com a história de cada um.” E passou a trabalhar com materiais que não conhecia, como o jacarandá.

Charlotte era insaciável em sua busca por novas culturas, novas experiências. Era uma mulher extremamente interessante: bela, livre de preconceitos, contestadora. Viveu muito (até os 96 anos - Morreu em 27 de Outubro de 1999, em Paris.) e intensamente. E continua viva em sua obra, que continua guiando e inspirando arquitetos e designers.


Links importantes:
http://www.centrepompidou.fr/education/ressources/ENS-perriand/ENS-perriand.htm
http://www.artnet.com/Galleries/Artists_detail.asp?G=&gid=424717383&which=&aid=23265&ViewArtistBy=online&rta=http://www.artnet.com
http://www.designmuseum.org/__entry/4682?yle=design_image_popup
http://www.adforum.com.br/conteudo_detalhe.asp?C=15&Chave=&P=&CodConteudo=251

Nenhum comentário: