quinta-feira, 19 de março de 2009

Exposição em Londres mostra vida e obra do arquiteto Le Corbusier

O arquiteto Le Corbusier (Charles-Édouard Jeanneret,1887-1965), nascido em La Chaux-de-Fonds, na Suécia – cidade famosa pela fabricação de relógios – é hoje aclamado como um dos mais influentes do século XX. Tanto prestígio e relevância na arquitetura mundial levou à organização de uma mostra, que está em cartaz na Barbican Art Gallery, em Londres, sobre a obra e a vida do arquiteto, que foi também pensador, escritor e artista multi facetado. Suas idéias para a reinvenção do modo de viver moderno – desde o design de interiores até moradias em grande escala para convívio social – ainda ressoam nos dias de hoje.

Le Corbusier - The Art of Architecture é a maior pesquisa realizada em cartaz em Londres sobre o renomado arquiteto nos últimos 20 anos. Abrangendo um período de 60 anos a exposição inclui os primeiros trabalhos inspirados pelo seu país nativo, Suécia; os prédios cúbicos e brancos dos anos 20 e os projetos finais nas décadas de 50 e 60, como a Capela de Ronchamp (1950-55).

A exposicão, que é dividida cronologicamente, traz também pinturas, filmes, esculturas, livros e fotografias, além de maquetes e mobiliário originais. Alguns trabalhos de colaboradores de Le Corbusier, como os designers Charlotte Perriand e Jean Prouve, e os artistas Fernand Léger e Amédée Ozenfant, também fazem parte da mostra; assim como a revista L`Esprit Nouveau, resultado da parceria com Pablo Picasso.

Os pontos altos da exibição incluem um mural pintado por Le Corbusier no seu escritório em Paris (“Femme et coquillage IV”, 1948), uma cozinha completa projetada por Le Corbusier e Charlotte Perriand para a famosa unidade de habitação em Marseille (1947-50) e a reconstrução do seu plano utópico para Paris (1925). As impressões do arquiteto sobre as cidades por onde passou e viveu são também lembradas, pois seu trabalho e teorias foram significantemente marcados pela personalidade de cada um desses lugares.

O próprio Barbican Centre, onde a exposição é realizada, é resultado da influência de Corbusier no trabalho dos arquitetos Chamberlin, Powell e Bon. Formas e conceitos “corbusianos”, como jardins verticais e concreto bruto podem ser facilmente reconhecidos nessa construção.

O quê: exposição Le Corbusier – The Art of Architecture
Onde: Barbican Art Gallery, Londres
Quando: de 19 de fevereiro a 24 de maio de 2009
Informações: pelo site www.barbican.org.uk/lecorbusier

3 comentários:

Patricia M. disse...

Nossa! tempos que não passo aqui! vergonha! heheh

perdi Sergio Rodrigues e Le Corbusier! Perdi não, que acabei de ler agora! =)

informações preciosas. A poltrona Mole de Sergio e as concepções de arquitetura de Corbusier revolucionaramo design!

Pri disse...

Oie!!!Tem presente para você no meu blog!!!
bjokas

Barraco Chic disse...

Cris tem selinho pra vc. ,lá no Barraco, passa lá, bjs.