quarta-feira, 22 de abril de 2009

Pierre Paulin



Pierre Paulin é considerado um dos mais talentosos designers franceses da metade do século XX. Nasceu em 1927 e em 1956, após aceitar o convite de Harry Wagemans para juntar-se a Artfort. Com esta parceria Paulin encontrou o apoio necessário para realizar a produção de seus projetos. Suas produções inovadoras anteciparam a revoluções sociais pelo estilo de vida que estimularam.No final dos anos sessenta , Paulin beneficiou-se de uma colaboração interna dos talentosos e inventivos artesãos do novo Atelier de Pesquisa e Criação da ¨le Mobillier National¨ a qual coincidiu com a restauração da Ala Denon do Museu do Louvre, e a restauração do apartamento privativo do presidente Georges Pompidou na Elysée e posteriormente a criação do mobiliário para o escritório presidencial de François Mitterand em 1983.Apesar de estas prestigiosas empreitadas terem contribuído para sua fama, o homem do futuro Paulin disseminou em seu trajeto, objetos poéticos que estavam à frente de seu tempo e que inspira admiração até hoje.
Seus trabalhos chamaram a atenção por introduzir novos materiais que revolucionaram o estilo de vida dos que apreciavam o design. Focado em interiores de carros, telefones e embalagens, além dos móveis.


Links importantes:

http://pierrepaulin.com/

http://www.artifort.com/pierre-paulin/html_EN/

http://www.adesignmobili.com.br/portugues/design_pierre_paulin.html

http://www.designaddict.com/exhibitions/paulin/

http://www.bonluxat.com/d/pierre-paulin.html

http://www.architonic.com/mus/8101041/1

3 comentários:

Renata Barillari disse...

Olá Cris
Gosto muito dos seus posts
sem dúvida o trabalho do Pierre é bem futurista, e já era desde 70.
Lindas peças dele.
Bjos re

Unknown disse...

Oi, Cris, quem te escreve é a Veri, esposa do Paulinho... Estava procurando umas referências para um projeto e achei teu blog.... muioto bom, adorei!!! Parabéns!!! Beijos!!!!

Cris Folgar disse...

Oi Rê !!
Obrigada querida ! Sua opinião é muito importante pra mim !
Bjão

Oi Veri !
Que grata surpresa, heim ? Que bom que vc gostou, venha sempre!
Saudades e manda um beijo p Paulinho !