segunda-feira, 18 de maio de 2009

Arne Jacobsen - (1902-1971)



Cris Folgar: "Na semana do meu aniversário, só podia falar dele: ARNE JACOBSEN ! Porque foi através dele que despertei meu interesse por móveis e peças de Design...existe uma Cris antes e depois de Arne Jacobsen...e pode ter certeza, que depois dele, meu olhar ficou mais refinado, mais crítico e com muito mais conhecimento...ELE para mim é o Top dos Top´s, principalmente porque através dele pude crescer, adquirir mais conhecimentos...enfim ELE é o responsável por hoje Eu me dedicar a escrever neste blog...vamos a ELE então..."

Arne Jacobsen nasceu em Copenhagen, e se destacou como arquiteto, decorador, designer de móveis, têxtil e de cerâmicas. Inicialmente recebeu formação de pedreiro. Formou-se arquiteto em 1927 na Academia Real de Artes de Copenhagen, onde também lecionou a partir de 1956. De 1927 a 1930 trabalhou com o arquiteto Poul Holsoe, e a partir de então abre seu próprio atêlier em que trabalharia até a sua morte. Em 1951 criou a cadeira Ant, e em 1955 a Série 7, que se tornou uma das cadeiras de maior sucesso comercial no mundo. Na área da arquitetura, os seu projetos mais conhecidos são o St Catherine's College, Oxford, e o Hotel Royal SAS de Copenhaguen para onde desenhou a cadeira Egg, em 1957.

Links importantes:
http://www.arne-jacobsen.com/
http://www.scandinaviandesign.com/arne_jacobsen/
http://www.designmuseum.org/design/arne-jacobsen

Um comentário:

Cris Folgar disse...

Letícia Ávila disse...
Cris, primeiramente, já que é semana do seu niver, meus parabéns! haha...

Acho muito legal o seu blog, com todas essas informações sobre os designer, arquitetos, artistas em geral... é muito importante, muitas pessoas não se dão conta do artista por tras de tantas peças. As vezes me pego adorando uma cadeira sem nem saber qual o Designer dela. Parabéns por tudo que você tem feito aqui, estou sempre de olho no seu blog, e estou esperando o post hein..rsrs..

bjs amiga
Lelê

19 de Maio de 2009 12:21