quinta-feira, 26 de março de 2009

Parceiros Charlotte Perriand, Pierre Jeanneret e Le Corbusier


Aqui foto de: Charlotte Perriand e Le Corbusier

Cris Folgar: "Peças que hoje fazem parte da história do mobiliário mundial como: LC4 e Grand Confort... estas peças são mais conhecidas como sendo SÓ de Le Corbusier e para fazer justiça apresento Pierre Jeanneret e Charlotte Perriand que foram seus parceiros e colaboradores nos desenhos destes móveis e muitos outros..."

Charlotte Perriand (1903 - 1999)



Charlotte Perriand nasceu em Paris (na região da Savóia) em 1903. Estudou na escola da União Central de Artes Decorativas sob a direção do decorador francês Henri Rapin e seguiu os cursos de Maurice Dufrêne, o diretor de artes das galerias de Lafayette. Em 1927, expôs no Salon d'Automne. Foi então que conheceu Le Corbusier, com quem passou a trabalhar.

Tendo Corbusier e seu primo, Pierre Jeanneret, como parceiros, Charlotte era responsável pelo trabalho Racks, cadeiras e mesas, tão bom quanto as instalações de interiores relacionados com arquitetura. Sua mobília e partes como chaise longue, grand confort, cadeira giratória, mesas com ladrilhos de vidro, camas e racks foram expostos no Salon d'Automne de 1929.

Charlotte testava e usava novos materiais, como os resultantes das industrias automobilística e aeronáutica. Estava sempre de olho em coisas diferentes, novidades. O uso de tubos cromados no mobiliário deu início a um novo espírito na Europa. A partir de 1937, voltou sua atenção para materiais mais tradicionais e formas orgânicas.

Segundo sua filha Pernelle, quando Charlotte chegou aqui “ficou petrificada. Tanta beleza, loucura, inteligência. O espaço. As florestas. E, como sempre, entregou-se. Adaptou os desenhos de móveis que havia projetado alguns anos antes no Japão. Juntou seus desenhos a lápis, seus decalques. Descobriu uma língua universal, comum ás civilizações no mundo inteiro. Na verdade, Charlotte Perriand jamais ignorou que uma obra, mesmo de vanguarda, tem ligação com a geografia, com a história de cada um.” E passou a trabalhar com materiais que não conhecia, como o jacarandá.

Charlotte era insaciável em sua busca por novas culturas, novas experiências. Era uma mulher extremamente interessante: bela, livre de preconceitos, contestadora. Viveu muito (até os 96 anos - Morreu em 27 de Outubro de 1999, em Paris.) e intensamente. E continua viva em sua obra, que continua guiando e inspirando arquitetos e designers.


Links importantes:
http://www.centrepompidou.fr/education/ressources/ENS-perriand/ENS-perriand.htm
http://www.artnet.com/Galleries/Artists_detail.asp?G=&gid=424717383&which=&aid=23265&ViewArtistBy=online&rta=http://www.artnet.com
http://www.designmuseum.org/__entry/4682?yle=design_image_popup
http://www.adforum.com.br/conteudo_detalhe.asp?C=15&Chave=&P=&CodConteudo=251

Pierre Jeanneret (1896-1967)



Cris Folgar: "Gostaria tanto de poder falar mais de Pierre Jeanneret, porém não encontrei quase nada sobre sua biografia...caso alguém tenha algum conhecimento e queira compartilhar com a gente...
Desde já agradeço!


Links Importantes:
http://www.stylepark.com/en/designer/pierre-jeanneret

Pierre Jeanneret - Cadeira Scissor, 1952



Links importantes:
http://www.artnet.com/artwork/425760507/425760180/pierre-jeanneret-scissor-chair.html
http://www.trocadero.com/MuseXX/items/721205/item721205store.html

LE CORBUSIER - (1887 - 1965)

Le Corbusier é o sobrenome profissional de Charles Edouard Jeanneret-Gris, considerado a figura mais importante da arquitetura moderna. Estudou artes e ofícios em sua cidade natal, Suíça e depois estagiou por dois anos no estúdio parisiense de Auguste Perret, na França. Viajou para a Alemanha onde colaborou com nomes famosos da arquitetura naquele país, como Peter Behrens.

Le Corbusier foi para Atenas estudar o Partenon e outros edifícios da Grécia antiga. Ficou impressionado com o uso da razão áurea pelos gregos clássicos. O livro "Vers une Architecture" mostra uma nova forma da arquitetura baseada em muitos edifícios antigos que incorporam a razão áurea, uma proporção matemática considerada harmônica e agradável à visão.

Para o arquiteto, o tamanho padrão do homem era 1,83m. Baseado nisso, em números do matemático Fibonacci (1170-1250) e na razão áurea dos gregos antigos, criou uma série de medidas proporcionais, o Modulor, que dividia o corpo humano de forma harmônica e equilibrada. Baseava-se nisso para orientar os seus projetos e suas pinturas.

Tinha 35 anos quando se associou a seu primo, o engenheiro Pierre Jeanneret, em Paris. Foi quando adotou de vez o pseudônimo profissional de Le Corbusier (o corvo, adaptado do sobrenome de sua bisavó Lecorbésier).

Embora sua principal carreira tenha sido a de arquiteto, também foi competente na pintura e na teoria artística. Como pintor, ajudou a fundar o movimento purista, uma corrente derivada do cubismo, nos anos 1920. Na revista francesa "L'Esprit Nouveau" (O espírito novo), publicou numerosos artigos com suas teorias arquitetônicas.

Uma de suas principais contribuições, afora o repúdio a estilos de época, foi o entendimento da casa como uma máquina de habitar (machine à habiter), em concordância com os avanços industriais. Sua principal preocupação era a funcionalidade. As edificações eram projetadas para serem usadas. Definiu a arquitetura como o jogo correto e magnífico dos volumes sob a luz, fundamentada na utilização dos novos materiais: concreto armado, vidro plano em grandes dimensões e outros produtos artificiais.

Uma de suas preocupações constantes foi a necessidade de uma nova planificação urbana, mais adequada à vida moderna. Suas idéias tiveram grande repercussão no urbanismo do século 20. Foi o autor do Plano Obus, para reurbanizar Argel, capital da Argélia, e de todo o planejamento urbano de Chandigarh, cidade construída na Índia para ser a capital do Punjab.
O edifício sede das nações Unidas (ONU), em Nova York, foi desenhado por Le Corbusier, pelo brasileiro Oscar Niemeyer e pelo inglês Sir Howard Robertson, em 1947.

Aos 78 anos, Le Corbusier morreu afogado no mar Mediterrâneo. Oito anos antes, havia feito o projeto de seu túmulo, que foi construído imediatamente após a sua morte.


Links importantes:
http://www.dwr.com/category/designers/m-p/charlotte-perriand.do
http://www.designboom.com/history/perriand.html
http://www.marieclairemaison.com/,fauteuil-lc7,200167,13544.asp
http://www.moma.org/collection/browse_results.php?criteria=O%3AAD%3AE%3A2899

quinta-feira, 19 de março de 2009

Exposição em Londres mostra vida e obra do arquiteto Le Corbusier

O arquiteto Le Corbusier (Charles-Édouard Jeanneret,1887-1965), nascido em La Chaux-de-Fonds, na Suécia – cidade famosa pela fabricação de relógios – é hoje aclamado como um dos mais influentes do século XX. Tanto prestígio e relevância na arquitetura mundial levou à organização de uma mostra, que está em cartaz na Barbican Art Gallery, em Londres, sobre a obra e a vida do arquiteto, que foi também pensador, escritor e artista multi facetado. Suas idéias para a reinvenção do modo de viver moderno – desde o design de interiores até moradias em grande escala para convívio social – ainda ressoam nos dias de hoje.

Le Corbusier - The Art of Architecture é a maior pesquisa realizada em cartaz em Londres sobre o renomado arquiteto nos últimos 20 anos. Abrangendo um período de 60 anos a exposição inclui os primeiros trabalhos inspirados pelo seu país nativo, Suécia; os prédios cúbicos e brancos dos anos 20 e os projetos finais nas décadas de 50 e 60, como a Capela de Ronchamp (1950-55).

A exposicão, que é dividida cronologicamente, traz também pinturas, filmes, esculturas, livros e fotografias, além de maquetes e mobiliário originais. Alguns trabalhos de colaboradores de Le Corbusier, como os designers Charlotte Perriand e Jean Prouve, e os artistas Fernand Léger e Amédée Ozenfant, também fazem parte da mostra; assim como a revista L`Esprit Nouveau, resultado da parceria com Pablo Picasso.

Os pontos altos da exibição incluem um mural pintado por Le Corbusier no seu escritório em Paris (“Femme et coquillage IV”, 1948), uma cozinha completa projetada por Le Corbusier e Charlotte Perriand para a famosa unidade de habitação em Marseille (1947-50) e a reconstrução do seu plano utópico para Paris (1925). As impressões do arquiteto sobre as cidades por onde passou e viveu são também lembradas, pois seu trabalho e teorias foram significantemente marcados pela personalidade de cada um desses lugares.

O próprio Barbican Centre, onde a exposição é realizada, é resultado da influência de Corbusier no trabalho dos arquitetos Chamberlin, Powell e Bon. Formas e conceitos “corbusianos”, como jardins verticais e concreto bruto podem ser facilmente reconhecidos nessa construção.

O quê: exposição Le Corbusier – The Art of Architecture
Onde: Barbican Art Gallery, Londres
Quando: de 19 de fevereiro a 24 de maio de 2009
Informações: pelo site www.barbican.org.uk/lecorbusier

LE CORBUSIER - (1887 - 1965)



Charles-Èdouard Jeanneret,embora tenha trabalhado muito na França, nasceu na Suíça. É um dos mais importantes arquitetos e designer do século XX. Participou da exposição de Paris de 1925, onde apresentou seu mobiliário moderno no Pavillion de LÉspirt Nouveau, juntamente com Thonet. A partir de 1926 passou a desenhar móveis com Pierre Jeanneret, seu primo e com Charlotte Perriand. Os primeiros projetos em tubo de aço de Le Corbusier apareceram em 1928 e eram chamadas por ele de equipamento de habitação.

Sem dúvida a mais conhecida de suas criações é a chaise-longue, LC4, apresentado no Salon d'Automne, em Paris, 1929. Outro desenho muito conhecido é a cadeida basculante, com estrutura em tubo de aço cromado e assento e encosto em pele de bezerro, e braços em couro, de 1928. A poltrona Grand Confort possui estrutura em aço tubular cromado e estofamento em couro, de 1928. Em seguida da mesma época, temos uma cadeira (mod B302), que também usa os mesmos materiais.

Cris Folgar: - "Como falar de Design de moveis e não falar de Le Corbusier ? Um mestre do Design, referenciado por todos até hoje, com suas peças sempre atuais e copiadas no mundo todo:
simplemente g-e-n-i-a-l !


Links importantes:
http://www.desmobilia.com.br/asp/prodtype.asp?prodtype=38&ph=&keywords=&recor=&SearchFor=&PT_ID=
http://www.cassinausa.com/masters/lc2.html
http://www.simonjoy.com/counterfeit.htm
http://www.stylepark.com/de/cassina/lc3-meridienne
http://www.lecorbusiercentrechd.org/index.html

Le Corbusier - Chaise LC4, 1929

Le Corbusier - Chaise LC4, 1929

Le Corbusier - Grand Confort , 1928

Le Corbusier - Grand Confort, 1928

Le Corbusier - Basculant Chair, 1928

domingo, 15 de março de 2009

Sérgio Rodrigues


Sérgio Rodrigues, nasceu em 1927 no Rio de Janeiro.
1947 - Ingresso na Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade de Brasil. Diplomado em 1952 pela Faculdade Nacional de Arquitetura no RJ (atual F.A.U. – UFRJ).
Arquiteto, tornou-se um grande designer de móveis, e foi pioneiro em tornar o design nacional conhecido mundialmente com uma linguagem própria e bem brasileira.
1953 - Criou a Móveis Artesanal Paranaense, a 1° loja de arte e mobiliário moderno em Curitiba em sociedade com os irmãos Hauner (designers italianos).
1954 - Convidado para chefiar o departamento de criação de arquitetura de interiores da Forma S/A. (São Paulo) recém-inaugurada.
Fundou em 1955 a indústria Oca, nome que define uma intenção: retomar o espírito da simplicidade da casa indígena, integrar passado e presente na cultura material brasileira.
A Oca, instalada inicialmente no Rio, na praça General Osório, em Ipanema, foi criada como um estúdio de arquitetura de interiores, ambientação, cenografia e componentes de decoração, além de galeria de arte. Surgiu quase que em decorrência da excelente fase que se passava a arquitetura nacional, "quando o Brasil era moderno", como muito apropriadamente se refere a ela Lauro Cavalcanti em seu livro.
Entre estudos, projetos e consultoria para projetos de interiores, foram criadas nesse período peças que se tornaram clássicas, como por exemplo: a cadeira “Lucio Costa.
1959 e 1960 Primeiros estudos do SR², sistema de industrialização de elementos modulados pré-fabricados para construção de arquitetura habitacional em madeira.
Exposição no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, a convite de sua diretoria, do protótipo SR².
Projetos, a convite do Itamarati para a criação especial de mobiliário para as embaixads do Brasil em Roma, no Palácio Dória Pamphilii, junto ao Quirinal, a Santa Sé e o consulado brasileiro.
Participou, a convite do então Governador Carlos Lacerda, do “4° Concurso Internazionale Del Mobile” em Cantú (Itália), com uma poltrona de grande conforto, baseada na poltrona Mole de 1957.
O primeiro prêmio obtido com este produto num concurso entre mais de 400 convidados de 35 países, colocou o Brasil em posição de destaque no cenário mundial de design.
A indústria “ISA”, de Bergamo, a produziu e exportou para diversos países, com o nome de “SHERIFF”.
Em 1968 montou seu próprio atelier no Rio de Janeiro, desenvolvendo linhas de móveis para produção industrial, projetos de arquitetura e ambientação para hotéis, residências e escritórios, bem como sistemas de casas pré-fabricadas.
Desligamento da OCA, projetos de cenografia para TV e teatro. Ambientação de Restaurantes, Boites e Clubes.
1969 - Arquitetura de interiores, ambientação, mobiliário e decoração de residências apartamentos do presidente, diretores e funcionários do BANCO CENTRAL em Brasília.
MOBILIÁRIO BRASILEIRO – Premissas e Realidades – MASP-SP.
Projetos executados para casas de Praia e campo.
No início dos anos 70, começou a dar mais atenção à madeira de reflorestamento, pois se sentiu meio culpado pela extinção do Jacarandá. Teve contato com madeiras alternativas, experimentou o Eucalypto e, por indicação de amigos, descobri o Lyptos - híbrido das 600 espécies do Eucalypto.
1973 a 1979 - Formação da firma Sergio Rodrigues Arquitetura Ltda.
Modelos especiais para o Teatro Nacional de Brasília.
Linhas de móveis para produção industrial.
Projetos de arquitetura de residências, hotéis, escritórios.
Prêmio no I.A.B/R.J. com a poltroniha KILIN.
1980 a 1989 Projeto de mobiliário e ambientação para hotéis (cinco estrelas) em São Paulo e Cuiabá, restaurantes, residências etc.
O DESIGN NO BRASIL – HISTÓRIA E REALIDADE – SESC POMPÉIA SP.
Revitalização do Sistema SR² de casas pré-fabricadas.
Em Buenos Aires recebe o prêmio “LAPIZ DE PLATA” pelo conjunto de sua obra.
Exposição no Museu da Casa Brasileira (São Paulo) apresentando 20 modelos de cadeira.
Exposição Tradição e Ruptura no Ibirapuera (São Paulo).


Links importantes:
http://www.sergiorodrigues.com.br/
http://www.cadonato.com.br/pgobjsrodr.html
http://www.arcoweb.com.br/entrevista/entrevista49.asp
http://www.artnet.com/artist/424496529/sergio-rodrigues.html
http://taste.uol.com.br/news/templates/noticia.asp?idNoticia=1941
http://www.dpot.com.br/
http://veja.abril.uol.com.br/vejarj/140307/perfil.html

Sérgio Rodrigues - Poltrona Diz, 2002



Minha Favorita - Poltrona Diz, uni o desenho elegante com a solidez da madeira maciça. E ganhou o 1° lugar na categoria mobiliário na 20° edição do prêmio Design do Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.

Links importantes -
http://www.vitruvius.com.br/noticia/noticia_detalhe.asp?id=229
http://www.mcb.sp.gov.br/mcbItem.asp?sMenu=P002&sTipo=5&sItem=731&sOrdem=1

Sergio Rodrigues - A Poltrona Mole, 1957



A MAIS CONHECIDA - A Poltrona Mole, conhecida internacionalmente como Sheriff ou Ipanema, de 1957, é um de seus trabalhos mais conhecidos, e recebeu o primeiro prêmio no Concurso Internacional do Móvel em Cantù, Itália, em 1964. Foi produzida na Itália pela Bérgamo, que a exportou para vários países.

Sergio Rodrigues - A Poltrona Mole, 1957



Poltrona Mole
Poltrona 110 x 100 x 75h (cm)
Banqueta 80 x 50 x 40h (cm)
Fabricação mista: Industrial na estrutura e artesanal no acabamento (lustração) em 4 tonalidades de castanho + ebanizado (preto).
Madeira: Tauari maciço.
Percintas: em couro sola, tingidas com anilina.
Almofadão: de couro com zíper, podendo ser também em lona, ou qualquer outro tecido fornecido.
Enchimento das almofadas: manta de poliéster c/ recheio em pluma sintética siliconada e flocos de espuma soft.

A autenticidade deste produto da linha Sergio Rodrigues é identificada por uma medalha de metal com acabamento em esmalte incrustada na madeira.

Aonde encontrar:
http://www.linbrasil.com.br/revendedores.htm
http://www.dpot.com.br/

quinta-feira, 12 de março de 2009

Luciana Martins e Gerson de Oliveira



Luciana Martins nasceu em São Paulo, SP, em 1967, e
Gerson de Oliveira, em Volta Redonda, RJ, em 1970.
Cursaram cinema na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; trabalham com design. Desde 1991, eles produzem mobiliários e objetos com forte personalidade. Suas peças são reconhecidas não só pela qualidade plástica, mas pelos procedimentos artísticos e de comunicação. Em 2002, a dupla de designer ampliou o espaço de exposição e o horizonte profissionais com a criação da loja-atelier OVO, show-room para mesas, cadeiras, estantes, luminárias, sofás, tapetes e para os híbridos que inventam.
A depuração constante dos projetos e produtos e pesquisa pelo bom acabamento não suplantaram o frescor, das idéias. Luciana e Gerson mantêm a integridade que os diferencia.

Cris Folgar: - "Luciana Martins e Gerson de Oliveira – Na minha opinião são os clássicos do amanhã...pois criam peças que são atemporais que conseguem ser criativas, ao mesmo tempo funcionais e com um senso de estética único, eles são geniais !" -> **Recomendo a visita ao site:"Ovo"

Links importantes:
http://www2.uol.com.br/ovo/
http://www.mam.org.br/exposicoes/passadas/index.php?ano=2005&exposicao=65
http://www.acasa.org.br/autor.php?id=795

Poltrona Cadê - Gerson de Oliveira e Luciana Martins



A poltrona Cadê, é incrível, que mereceu, em 1995 no mesmo ano de sua fabricação, o prêmio de design do Museu da Casa Brasileira na categoria mobiliário.

Poltrona Cadê - Gerson de Oliveira e Luciana Martins




O assento fica escondido pela capa de tecido elástico; ao sentar-se, ele é percebido. Agora, a peça surge também com desenhos (foto). Apesar dos quase dez anos de existência, continua sendo uma das criações mais originais de nosso design e é vendida na loja da dupla, a Ovo, por R$ 1.786. Se parece cara para você, parcele em até três vezes. R. Gomes de Carvalho, 830, tel. (11) 3045-0309, São Paulo, SP.

Poltrona Cadê - Gerson de Oliveira e Luciana Martins



Exemplo de ambiente com a poltrona "Cadê".

Módulos Campo - Gerson de Oliveira e Luciana Martins



Linha de módulos assimétricos, com alturas, formatos, lados, ângulos e cores diferentes, que compõem arranjos para sentar, recostar, apoiar e deitar.
Permitem múltiplas configurações, que substituem com eficiência e ironia tipologias clássicas, como pufes, divãs e sofás para espaços públicos. Quatro almofadas-mantas viram apoio ou coberta e completam os arranjos, que podem envolver qualquer número de peças.

Cadeira Varetas - Gerson de Oliveira e Luciana Martins



Cadeira Varetas - de aço inox e madeira natural ou laqueada.

segunda-feira, 9 de março de 2009

SORI YANAGI



Sori Yanagi (1915), nasceu no Japão. Formado em 1940 pela Universidade Nacional de Belas Artes e Música de Tóquio. Entre 1940 e 1942 foi assistente de Charlote Perriand quando esta esteve no Japão.Em 1951 ganhou o concurso de design "Japanese Competion for Industrial Design". Em 1952 criou o Yanagi Industrial Design Institute. Em 1977 tornou-se diretor do Museu Japonês de Artes Populares, sediado em Tóquio.

Links Importantes:

http://www.soriyanagidesign.com/uk/start.php

http://www.japon.net/yanagi/

http://www.nova68.com/Merchant2/merchant.mvc?Screen=PROD&Store_Code=nova68&Product_Code=21002101&Category_Code=170

SORI YANAGI - Butterfly, 1956



O banco Butterfly, de 1956 - É contituído por contraplacado moldado com tensor de latão, sendo facilmente desmontável e transportável. Atualmente é produzido pela Tendo Mokko Co.

Links Importantes:
http://www.tendo-mokko.co.jp/index.php

SORI YANAGI - Butterfly, 1956



O Banco Butterfly, foi criado por Sori Yanagi em 1954 e na época, Fabricado pela Vitra.

Características:
Material - contraplacado de madeira moldado (ácer, palisandro ou cerejeira), ferragens em latão. Almofada em tecido Hallingdal vermelho.

Links Importantes:
http://www.paris-sete.com/catalogo/detalhes_produto.php?id=1138

SORI YANAGI - Elephant, 1954



O FUNCIONAL - Banco Elephant, foi criado por Sori Yanagi em 1954, Fabricado pela Vitra. Nas cores preta, vermelha, cinza e branca.

Características
Material - polipropileno
Banco empilhável
Pode ser utilizado no exterior







Links Importantes:
http://www.paris-sete.com/catalogo/detalhes_produto.php?id=1139

domingo, 8 de março de 2009

ESTE SÊLO VAI PRA VOCÊ !!!

Mulhere Resolvida - Sêlinho

Ganhei esse selinho da PRI - ARTEIROS!!! CÃES E ARTE!!! -
http://blogdapriarteiros.blogspot.com/!!!



FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER !!!!!

Beijocas e um bom fim de semana à todas !!

NOSSO DIA MULHER !!!



Nosso dia MULHER !!!

Dedico esses selinhos a todas as mulheres bem resolvidas, guerreiras, decididas e de valor, que não causam mal a outrem e procuram fazer desse mundo um lugar melhor!!! Parabéns a todas nós!!!
Principalmente quem me fez este carinho, as Amigas Pri - Arteiros !!! Cães e Arte !! e Lelê e Tehs - Uma Questão de Bom Gosto (Beijocas Amigas!!)

Regras do selinho:

1- Exibir a imagem do selo;
2- Escolher 10 mulheres bem resolvidas e distribuir o selo; (vou escolher mais, 10 é pouco)
3- Avisar as escolhidas.


As escolhidas são:

1 - Pri - Arteiros !!! Cães e Arte !! - http://blogdapriarteiros.blogspot.com/

2 - Lelê e Tehs - Uma Questão de Bom Gosto - http://questaodebomgosto.blogspot.com/

3 - Gisele Kessia - Viciadas Endorfina - http://viciadasendorfinas.blogspot.com/

4 - Jussara Gehrke - Tudor House - http://tudorhousemoveis.blogspot.com/

5 - Luana - Casa da Lua - http://casadelua.blogspot.com/

6 - Eliana - Barraco Chic - http://barraco-chic.blogspot.com/

7 - Flávia - DeCorACasa - http://decoracasa.blogspot.com/

8 - Liziane Milgarejo Vieira - Arquitetura & Interiores - http://lizianevieira.blogspot.com/

9 - Aninha - Sou mais Eu sim!!!!!!!!!!!!!!!!!!! - http://soumaiseusim.blogspot.com/

10 - Regiane - Design de Interiores - http://designnobrasil.blogspot.com/

10 Selinhos são poucos, mas dedico a TODAS AS MULHERES !!


Bjs

sábado, 7 de março de 2009

Mais um "sêlinho" para vocês !!




Uebaaa !! Ganhei mais um sêlinho ! Desta vez das amigas LeLê e Tehs do blog "Uma Questão de Bom Gosto" - http://questaodebomgosto.blogspot.com/ , que merece ser visitando sempre, pois como o nome já diz, é de um super bom gosto; Recomendo !!

Valeu Meninas !! Obrigada!!

Regras:

1 - Exiba a imagem do selo “Olha Que Blog Maneiro” que você acabou de ganhar.

2 - Poste o link do blog que te indicou. (muito importante!).

3 - Indique 10 blogs de sua preferência.

4 - Avise seus indicados.

5 - Publique as regras.

6 - Confira se os blogs indicados repassaram o selo e as regras.

7 - Envie sua foto ou de um (a) amigo (a) para olhaquemaneiro@gmail.com juntamente com os 10 links dos blogs indicados para verificação. Caso os blogs tenham repassado o selo e as regras corretamente, dentro de alguns dias você receberá 1 caricatura em P&B. Muito importante seguir todas as regras!!

As escolhidas são:

1 - Pri - Arteiros !!! Cães e Arte !! - http://blogdapriarteiros.blogspot.com/

2 - Cris Ventura - Canto do Feng Shui - http://cantodofengshui.blogspot.com/

3 – Dri - Brigadeiro de Colher -http://brigadeirowdecolher.blogspot.com/

4 – Paula - Revista do Design de Interiores - http://revistadodesign.blogspot.com/

5 - Luana - Casa da Lua - http://casadelua.blogspot.com/

6 - Isabel Cristina - Casa de Juntados - http://casadejuntados.blogspot.com/

7 – PATRÍCIA - CONSTRUINDO COM CRIATIVIDADE
- HTTP://CONSTRUINDOCOMCRIATIVIDADE.BLOGSPOT.COM/

8 - Liziane Milgarejo Vieira - Arquitetura & Interiores - http://lizianevieira.blogspot.com/

9 – Amanda - AS COISAS MAIS SIMPLES DA VIDA - http://ascoisasmaisimplesdavida.blogspot.com/

10 - Regiane - Design de Interiores - http://designnobrasil.blogspot.com/

Infelizmente são só dez...

Um beijo à todas !

quinta-feira, 5 de março de 2009

IRMÃOS CAMPANA



HUMBERTO CAMPANA
NASCIDO EM 17 DE MARÇO DE 1963, RIO CLARO – S/P.
1972-1977 – BACHARELADO EM DIREITO PELA USP.;
1998 – PROFESSOR DA FAAP (FUNDAÇÃO ARMANDO ALVARES PENTEADO) – DESENHO INDUSTRIAL;
1999/2000 – PROFESSOR DO MUBE (MUSEU BRASILEIRO DE ESCULTURA).

IRMÃOS CAMPANA




FERNANDO CAMPANA
NASCIDO EM 19 DE MAIO DE 1961, BROTAS – S.P.
1979-1984 – BACHARELADO EM ARQUITETURA PELA FACULDADE DE BELAS ARTES DE SÃO PAULO/SP.
1983 – ASSISTÊNCIA NA MONTAGEM E MONITORIA DE VISITANTES NA XVII BIENAL INTERNACIONAL DE ARTES DE SÃO PAULO.;
1998- PROFESSOR DA FAAP – DESENHO INDUSTRIAL;
1999/2000 – PROFESSOR DO MUBE.


OS IRMÃOS CAMPANA VIVERAM SUA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA EM BROTAS;
JÁ FORMADOS, FORAM PARA SÃO PAULO, ONDE INICIARAM SUA CARREIRA ARTÍSTICA;
NESTES QUASE 20 ANOS, VIAJARAM PELO MUNDO TODO, FAZENDO EXPOSIÇÕES PESSOAIS E COLETIVAS, WORKSHOPS, PALESTRAS, CURSOS, GANHARAM INÚMEROS PRÊMIOS, TEM SUAS OBRAS EXPOSTAS NOS PRINCIPAIS MUSEUS DO MUNDO E SÃO HOJE, SEM DÚVIDA,RECONHECIDOS PELA CRÍTICA ESPECIALIZADA, COMO DESIGNERS DE MAIOR CRIATIVIDADE DO SÉCULO XXI.


Links importantes:
http://www.campanas.com.br/

www.vemprabrotas.com.br/pcastro5/campanas/campanas.htm

www.zonad.com.br/zonad/noticia.aspx?Node=458

http://www.chairblog.eu/category/chair-designer/campana-brothers/

http://www.uniasselvi.com.br/hp-2.0/home/noticia_site_ler.php?nosi=365

IRMÃOS CAMPANA - POLTRONA CONE



MINHA FAVORIDA - POLTRONA CONE 1997 – AÇO INOX E POLICARBONATO

quarta-feira, 4 de março de 2009

IRMÃOS CAMPANA - POLTRONA VERMELHA



MAIS CONHECIDA - BASE DE ALUMÍNIO e FIOS DE ALGODÃO TRANÇADOS

IRMÃOS CAMPANA - CADEIRA FAVELA




DESTAQUE - CADEIRA FAVELA DE MADEIRA, 1991 -FABRICADA PELA EDRA, Itália.

domingo, 1 de março de 2009

Karim Rashid



A-d-o-r-o o Karim Rashid !!! Ele é considerado um dos maiores nomes do design atual, o egípcio criado no Canadá, possui em seu currículo dezenas de prêmios, entre eles, o Best Retail Store, em 2003 e ID Magazine's Annual Design Review 2003.

Para ele a imaginação não tem limites e sua ousadia de repensar o banal culminou na criação de muitas peças.Defensor do design democrático ou “designocracia”, um termo utilizado pelo próprio Karim Rashid onde ele afirma que não faz design apenas para a alta classe, mas para todas as pessoas. Segundo ele, o design não é só algo visual ou estético, mas está por toda parte e representa o que realmente é o mundo contemporâneo.

Suas criações discutem, de forma geral, a convivência e mentalidade do século XXI, priorizando o convívio humano e tentando sempre facilitar ainda mais o dia-a-dia das pessoas.


Links importantes:
http://www.karimrashid.com/
http://chic.ig.com.br/materias/365501-366000/365886/365886_1.html
http://www.karimrashidshop.com

Karim Rashid - Veuve Clicquot Love Seat




MINHA FAVORITA - "A Namoradeira" de Rashid, parece duas pétalas enormes de flor e ao mesmo tempo, duas taças de champage...com certeza brindando ao AMOR ! Não é maravilhosa ? Super contemporânea, de fibra de vidro da alta qualidade da edição limitada, Feito na Itália.

Karim Rashid - Sofá Koochy



MAIS CONHECIDO - Sofá Koochy disponível em vários tecidos ou em couro, Itália 2007.

Karim Rashid - Magino small stool



A FUNCIONAL - Baqueta charmosa, tem um compartimento para revistas, feita em acrílico.

Karim Rashid

Fernando Jaeger



O designer gaúcho formado em Desenho Industrial pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, atualmente reside em São Paulo desde o ano de 1983, quando começou a trabalhar em uma indústria de matérias primas, sendo pioneiro no desenvolvimento de projetos para lojas e indústrias, com o intuito de serem executados em larga escala no Brasil.

Fernando trabalha com diferentes materiais, principalmente com madeira, inclusive as denominadas "alternativas", sempre propondo desafios e inovações, com a preocupação do custo final do produto, e a intenção de produzir móveis seriados com qualidade, bom desenho e boa relação custo-benefício.

Seus móveis têm como característica funcionalidade, contemporaneidade e preço justo. São móveis de formas simples, com proporções bem estudadas e sem elementos desnecessários.


Vejam algumas de suas criações abaixo...


Links Importantes:
www.fernandojaeger.com.br
http://casa.abril.com.br/noticias/noticias_242900.shtml
http://www.sambacine.com.br/?page_id=56
http://casaejardim.globo.com/edic/ed540/dec_jaeger1.htm

Fernando Jaeger - POLTRONA CÚBICO



MINHA PREFERIDA - Poltrona e sofás com almofadas fixas, com pés de inox polido e Revestimentos diversos.

Fernando Jaeger - BANCO BIENAL



MAIS CONHECIDA - O Banco Bienal é uma de suas criações mais charmosas...com estrutura de aço ou inox polido, assento em laminado e de Revestimentos variados.

Fernando Jaeger - CADEIRA DELICIOSA




A FUNCIONAL - Estrutura em aço maciço, assento e encosto em chapa de aço de cores variadas.